Como visualizar vendas e comissões?
Gerencie os valores de vendas e comissões de sua conta na Ticto
Visualize todas as suas vendas, status de pagamentos e os valores de comissões disponíveis dentro de períodos específicos e através de uma dashboard moderna e intuitiva.
Veja abaixo como acessar essa funcionalidade.
Lembrando que para essas informações estarem disponíveis, pelo menos uma venda precisa ter sido realizada.
1. Faça login em sua conta Ticto e no menu lateral, clique em MINHAS VENDAS.
2. Na Dashboard de vendas, você pode visualizar as informações relativas as vendas realizadas em sua conta e as comissões derivadas destas vendas.
VENDAS: quantidade de vendas totais realizadas (sendo possível filtrar por períodos). Cada compra finalizada por um usuário independentemente se ele comprou um ou mais produtos no mesmo checkout, equivale a uma venda.
ITENS VENDIDOS: quantidade total de itens vendidos (sendo possível filtrar por períodos). Dentro de uma venda podem ter um ou mais itens vendidos.
VALOR EM COMISSÕES: valor final de comissão já com os descontos de taxa da plataforma e comissão de coprodutores e afiliados, se for o caso.
Independente da forma de pagamento utilizada pelo cliente, a comissão aparecerá para o produtor em até 1 dia após a aprovação da compra.
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Histórico de vendas
Na barra HISTÓRICO DE VENDAS, você encontra informações importantes referentes as vendas realizadas:
PRODUTO: nome do produto vendido;
OFERTA: código da oferta do produto vendido;
PEDIDO: número do pedido gerado no ato da compra;
COMPRADOR: nome do comprador informado no checkout;
AFILIADO(S): se a compra foi direta ou feita através de afiliados. No caso da última opção, aparecerá o nome do afiliado;
MÉTODO: se a compra foi feita por PIX, boleto ou cartão de crédito;
COMISSÃO: valor da comissão a ser repassada ao produtor sobre essa venda;
DATA DO PEDIDO: data em que a compra foi realizada pelo cliente;
APROVAÇÃO: data em que o pagamento foi aprovado;
STATUS: status da compra.
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Ainda em HISTÓRICO DE VENDAS, ao clicar em AÇÕES, é possível visualizar:
DETALHES: o produtor consegue visualizar todas as informações da compra, como transação, a oferta utilizada, os dados de pagamento e as tarifas e comissões.
POSTBACKS ENVIADOS: são os registros enviados ao aluno, como e-mails de compra aprovada, e-mail de acesso, reenvio de acesso, etc., ou seja, é a resposta a uma ação esperada.
REEMBOLSAR: isso significa que se o cliente solicitar o reembolso dentro do prazo estipulado, o produtor consegue reembolsar pela própria plataforma, através deste botão. Na sequência, o cliente receberá uma notificação para confirmar os dados bancários, para que o processo seja concluído.
Caso, o reembolso esteja fora do prazo, esta funcionalidade não estará disponível. O cliente pode solicitar o reembolso diretamente para o produtor, através dos contatos de suporte, ou através de nossa central de ajuda.
O consumidor que solicitar o reembolso dentro do prazo para compras por BOLETO, receberá um formulário que deverá ser preenchido com informações para depósito do valor da compra. Após o preenchimento, o consumidor receberá um e-mail informando que deu certo o envio deste formulário. Para reembolso de compras por PIX ou cartão de crédito dentro do prazo, o formulário não é aplicado, mas o e-mail é enviado.
Neste e-mail constará: nome do produto, número da transação, data do pedido, data do reembolso, valor do pedido e método de pagamento.
CANCELAR RECORRÊNCIA: é possível cancelar a recorrência (serviço de assinatura). O produtor pode cancelar a recorrência a qualquer momento, porém, se a renovação da assinatura já foi cobrada, o prazo de reembolso fica valendo somente para a primeira cobrança.
A partir da segunda cobrança, o produtor só pode cancelar para que o aluno não continue sendo cobrado.
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Status de Pagamento
Ainda em FILTROS, você consegue acompanhar o STATUS DE PAGAMENTO de cada venda realizada. São eles:
ATRASADO: quando a venda está com pagamento em atraso, considerando a data inicial de pagamento.
AUTORIZADO: pagamento realizado e reconhecido pela plataforma, tendo acesso imediato ao produto.
ENCERRADO: quando há parcelamento no boleto e por algum motivo o aluno para de pagá-los.
ESTORNADO: quando o valor da compra é devolvido ao titular da compra em casos de não concretização da venda.
EXPIRADO: onde o prazo de pagamento foi ultrapassado e houve a expiração da venda (muito comum em vendas com boleto).
Em casos de Pix, quando o código gerado para pagamento expira.
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INCOMPLETA: venda não processada por dados incompletos.
RECUSADO: compra recusada por algum motivo. As causas mais comuns são: cartão sem limite, bloqueio pela operadora do cartão, cartão vencido, cartão cancelado, boleto cancelado, boleto já pago ou boleto não registrado.
RECLAMADO: é usado para indicar que existe uma solicitação de reembolso em análise.
REEMBOLSADO: compra reembolsada para o cliente.
Para REEMBOLSO DE COMPRAS NO CARTÃO DE CRÉDITO, o valor será estornado para o aluno na fatura do mês subsequente, podendo levar de 30 a 60 dias. Esse prazo pode variar de acordo com a data de fechamento da fatura. Qualquer valor cobrado neste intervalo de tempo será estornado. Já REEMBOLSO DE COMPRAS COM PIX E BOLETO, o prazo é de 10 dias úteis.
Lembrando, ainda, que o prazo de reembolso é estipulado pelo produtor na oferta do produto e poderá ter 07, 15 ou 30 dias corridos a partir da finalização da compra.
PENDENTE: compra realizada, mas que ainda está pendente de ter o pagamento realizado/processado.
PERÍODO DE TESTES: teste grátis - produtor liberou “X” dias gratuitos para o produto e a cobrança é feita após esses dias.
PROCESSANDO: pagamento está sendo processado.
Para extrair relatórios de reembolsos, clique aqui.
Chargeback
Quando se trabalha com vendas, é importante saber que CHARGEBACK é o nome dado a defesa de contestação de uma compra, que acontece quando o cliente solicita o reembolso diretamente ao banco, alegando que não reconhece a compra, não recebeu o produto ou o produto não corresponde com o que foi comprado.
Assim que o chargeback é feito ao banco, nosso financeiro recebe um alerta e o valor é debitado automaticamente da comissão do produtor. Na sequência, o produtor é avisado através de nossos analistas para que uma carta de contestação com todos os registros da compra seja enviada ao banco, para assim, podermos entrar na disputa.
O prazo para o envio desta carta é de cerca de 10 dias, podendo variar para mais ou para menos. Já o prazo de análise da carta pelo banco é de 120 dias. Caso a disputa seja ganha pelo produtor, o valor da comissão é automaticamente devolvido e a compra entra como finalizada.
Em alguns casos, infelizmente, pode ocorrer fraude, ou seja, mesmo que o cliente tenha feito a compra e recebido o produto em perfeito estado, ele solicita o chargeback, com o intuito de ter esse reembolso pelo banco.
Filtros
Em FILTROS, no canto superior direito, o produtor pode filtrar o relatório de vendas por status de pagamento, de produtos ou ofertas específicas e também definir um período determinado para consulta. Vejamos a opções:
PERÍODO;
STATUS;
PEDIDOS;
TRANSAÇÕES;
COMPRADOR;
AFILIADO;
PRODUTOS;
OFERTAS;
TIPOS DE ITENS;
MÉTODO DE PAGAMENTO;
PARCELA;
MENSALIDADES PAGAS;
TIPOS DE COMISSÃO.
Selecionando os filtros, basta clicar em APLICAR FILTRO.
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Assim que as informações forem filtradas, você também pode EXPORTAR DADOS EM CSV, clicando na opção correspondente, também localizada no canto superior direito.
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Atualizado em: 17/05/2024
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