Artigos sobre: Taxas, Comissões e Saques

Como visualizar vendas e comissões?

Gerencie os valores de vendas e comissões de sua conta na Ticto



Visualize todas as suas vendas, status de pagamentos e os valores de comissões disponíveis dentro de períodos específicos e através de uma dashboard moderna e intuitiva.

Veja abaixo como acessar essa funcionalidade.

Lembrando que para essas informações estarem disponíveis, pelo menos uma venda precisa ter sido realizada.


1. Faça login em sua conta Ticto e no menu lateral, clique em MINHAS VENDAS.

2. Na Dashboard de vendas, você pode visualizar as informações relativas as vendas realizadas em sua conta e as comissões derivadas destas vendas.

VENDAS: quantidade de vendas totais realizadas (sendo possível filtrar por períodos). Cada compra finalizada por um usuário independentemente se ele comprou um ou mais produtos no mesmo checkout, equivale a uma venda.

ITENS VENDIDOS: quantidade total de itens vendidos (sendo possível filtrar por períodos). Dentro de uma venda podem ter um ou mais itens vendidos.

VALOR EM COMISSÕES: valor final de comissão já com os descontos de taxa da plataforma e comissão de coprodutores e afiliados, se for o caso.

Independente da forma de pagamento utilizada pelo cliente, a comissão aparecerá para o produtor em até 1 dia após a aprovação da compra.





Histórico de vendas



Na barra HISTÓRICO DE VENDAS, você encontra informações importantes referentes as vendas realizadas:

PRODUTO: nome do produto vendido;

OFERTA: código da oferta do produto vendido;

PEDIDO: número do pedido gerado no ato da compra;

COMPRADOR: nome do comprador informado no checkout;

AFILIADO(S): se a compra foi direta ou feita através de afiliados. No caso da última opção, aparecerá o nome do afiliado;

MÉTODO: se a compra foi feita por PIX, boleto ou cartão de crédito;

COMISSÃO: valor da comissão a ser repassada ao produtor sobre essa venda;

DATA DO PEDIDO: data em que a compra foi realizada pelo cliente;

APROVAÇÃO: data em que o pagamento foi aprovado;

STATUS: status da compra.



Ainda em HISTÓRICO DE VENDAS, ao clicar em AÇÕES, é possível visualizar:

DETALHES: o produtor consegue visualizar todas as informações da compra, como transação, a oferta utilizada, os dados de pagamento e as tarifas e comissões.

POSTBACKS ENVIADOS: são os registros enviados ao aluno, como e-mails de compra aprovada, e-mail de acesso, reenvio de acesso, etc., ou seja, é a resposta a uma ação esperada.

REEMBOLSAR: isso significa que se o cliente solicitar o reembolso dentro do prazo estipulado, o produtor consegue reembolsar pela própria plataforma, através deste botão. Na sequência, o cliente receberá uma notificação para confirmar os dados bancários, para que o processo seja concluído.

Caso, o reembolso esteja fora do prazo, esta funcionalidade não estará disponível. O cliente pode solicitar o reembolso diretamente para o produtor, através dos contatos de suporte, ou através de nossa central de ajuda.

O consumidor que solicitar o reembolso dentro do prazo para compras por BOLETO, receberá um formulário que deverá ser preenchido com informações para depósito do valor da compra. Após o preenchimento, o consumidor receberá um e-mail informando que deu certo o envio deste formulário. Para reembolso de compras por PIX ou cartão de crédito dentro do prazo, o formulário não é aplicado, mas o e-mail é enviado.

Neste e-mail constará: nome do produto, número da transação, data do pedido, data do reembolso, valor do pedido e método de pagamento.

CANCELAR RECORRÊNCIA: é possível cancelar a recorrência (serviço de assinatura). O produtor pode cancelar a recorrência a qualquer momento, porém, se a renovação da assinatura já foi cobrada, o prazo de reembolso fica valendo somente para a primeira cobrança.

A partir da segunda cobrança, o produtor só pode cancelar para que o aluno não continue sendo cobrado.





Status de Pagamento



Ainda em FILTROS, você consegue acompanhar o STATUS DE PAGAMENTO de cada venda realizada. São eles:

ATRASADO: quando a venda está com pagamento em atraso, considerando a data inicial de pagamento.

AUTORIZADO: pagamento realizado e reconhecido pela plataforma, tendo acesso imediato ao produto.

ENCERRADO: quando há parcelamento no boleto e por algum motivo o aluno para de pagá-los.

ESTORNADO: quando o valor da compra é devolvido ao titular da compra em casos de não concretização da venda.

EXPIRADO: onde o prazo de pagamento foi ultrapassado e houve a expiração da venda (muito comum em vendas com boleto).

Em casos de Pix, quando o código gerado para pagamento expira.



INCOMPLETA: venda não processada por dados incompletos.

RECUSADO: compra recusada por algum motivo. As causas mais comuns são: cartão sem limite, bloqueio pela operadora do cartão, cartão vencido, cartão cancelado, boleto cancelado, boleto já pago ou boleto não registrado.

RECLAMADO: é usado para indicar que existe uma solicitação de reembolso em análise.

REEMBOLSADO: compra reembolsada para o cliente.

Para REEMBOLSO DE COMPRAS NO CARTÃO DE CRÉDITO, o valor será estornado para o aluno na fatura do mês subsequente, podendo levar de 30 a 60 dias. Esse prazo pode variar de acordo com a data de fechamento da fatura. Qualquer valor cobrado neste intervalo de tempo será estornado. Já REEMBOLSO DE COMPRAS COM PIX E BOLETO, o prazo é de 10 dias úteis.

Lembrando, ainda, que o prazo de reembolso é estipulado pelo produtor na oferta do produto e poderá ter 07, 15 ou 30 dias corridos a partir da finalização da compra.

PENDENTE: compra realizada, mas que ainda está pendente de ter o pagamento realizado/processado.

PERÍODO DE TESTES: teste grátis - produtor liberou “X” dias gratuitos para o produto e a cobrança é feita após esses dias.

PROCESSANDO: pagamento está sendo processado.

Para extrair relatórios de reembolsos, clique aqui.



Chargeback



Quando se trabalha com vendas, é importante saber que CHARGEBACK é o nome dado a defesa de contestação de uma compra, que acontece quando o cliente solicita o reembolso diretamente ao banco, alegando que não reconhece a compra, não recebeu o produto ou o produto não corresponde com o que foi comprado.

Assim que o chargeback é feito ao banco, nosso financeiro recebe um alerta e o valor é debitado automaticamente da comissão do produtor. Na sequência, o produtor é avisado através de nossos analistas para que uma carta de contestação com todos os registros da compra seja enviada ao banco, para assim, podermos entrar na disputa.

O prazo para o envio desta carta é de cerca de 10 dias, podendo variar para mais ou para menos. Já o prazo de análise da carta pelo banco é de 120 dias. Caso a disputa seja ganha pelo produtor, o valor da comissão é automaticamente devolvido e a compra entra como finalizada.

Em alguns casos, infelizmente, pode ocorrer fraude, ou seja, mesmo que o cliente tenha feito a compra e recebido o produto em perfeito estado, ele solicita o chargeback, com o intuito de ter esse reembolso pelo banco.



Filtros



Em FILTROS, no canto superior direito, o produtor pode filtrar o relatório de vendas por status de pagamento, de produtos ou ofertas específicas e também definir um período determinado para consulta. Vejamos a opções:

PERÍODO;
STATUS;
PEDIDOS;
TRANSAÇÕES;
COMPRADOR;
AFILIADO;
PRODUTOS;
OFERTAS;
TIPOS DE ITENS;
MÉTODO DE PAGAMENTO;
PARCELA;
MENSALIDADES PAGAS;
TIPOS DE COMISSÃO.

Selecionando os filtros, basta clicar em APLICAR FILTRO.



Assim que as informações forem filtradas, você também pode EXPORTAR DADOS EM CSV, clicando na opção correspondente, também localizada no canto superior direito.

Leia mais:



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Atualizado em: 13/09/2023

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