Como integrar a Ticto com o Manychat?
A integração entre Ticto e Manychat tem como objetivo atualizar os dados dos leads dentro do Manychat com as informações coletadas durante o checkout na Ticto.
Em outras palavras, um lead que tenha interagido no checkout da Ticto, como ao gerar um boleto, terá seus dados pessoais enviados para o Manychat através dessa integração nativa. Isso permite que um funil seja criado dentro do Manychat com base nas informações coletadas.
Um exemplo de aplicação dessa integração é quando um prospecto se cadastra no Manychat através do direct do Instagram e recebe uma oferta de produto na Ticto. Se o cliente clica no link e preenche os dados no checkout, mas abandona a compra sem concluir, podemos atualizar os dados do contato no Manychat com as informações coletadas na Ticto. Com isso, é possível realizar ações, como enviar uma mensagem através do direct do Instagram, oferecendo um desconto para que o lead conclua a compra.
Quais status de pagamento estão disponíveis nessa integração?
No momento está liberado os seguintes status de compra: boleto gerado, carrinho abandonado e cartão recusado.
Quais os requisitos mínimos para que funcione essa integração?
É necessário que você possua conta PRO no Manychat.
Vamos ao passo a passo para iniciar a integração entre Ticto e Manychat:
No Manychat
1. Acesse a sua conta e vá até o menu Configurações > Automações > Tags.
2. Crie uma nova tag baseada na segmentação que será feita posteriormente, por exemplo: BOLETO GERADO.
Agora, vamos iniciar a integração com a Ticto
3. Ainda dentro do Manychat, acesse o menu Configurações e, em seguida, Extensões > Interface de Programação de Aplicativos.
4. Copie a API Key.
5. Vá até a Ticto, no menu TicTools, depois acesse Outros > Manychat.
6. Clique em Nova integração.
Para continuar a integração entre Ticto e Manychat, siga estes passos:
7. Selecione o produto da lista que você deseja segmentar.
8. Dê um nome para identificar a segmentação.
9. Cole a API Key do Manychat que você copiou no passo 2.
10. Clique em Salvar.
Com isso, a integração para este produto estará feita.
Agora, precisamos fazer a segmentação por status de pagamento. Antes de prosseguir, é importante testar se a integração foi feita corretamente.
Caso esteja corretamente configurado, irá aparecer uma mensagem de sucesso.
Criando as segmentações
1. Aperte no menu de 3 pontos, depois em Segmentações.
2. Clique em Adicionar uma nova segmentação ou + Cadastrar novo.
3. Dê um titulo pra segmentação, exemplo BOLETO.
4. Selecione a ação comprar.
5. Selecione a oferta que irá executar essa segmentação.
6. No menu Do tipo, você irá selecionar qual status de pagamento será válida essa segmentação, no nosso exemplo, Boleto emitido.
7. O tipo de ação selecionada será Adicionar contato e tag.
8. E pra finalizar selecione a tag criada no inicio, dentro do Manychat.
9. Aperte em Salvar.
Com isso a segmentação está criada dentro da Ticto.
Agora no menu segmentações, vamos testar a segmentação
Se estiver tudo certo, irá exibir uma mensagem de confirmação.
Veja como encontrar a identificação do usuário dentro do Manychat:
Como eu faço para enviar a identificação única do usuário para o checkout?
Basta seguir este exemplo: https://checkout.ticto.com.br/IDdaMinhaOferta?manychatUserID=xxxxxxx.
É necessário adicionar o parâmetro manychatUserID=xxxxx onde XXXX é a identificação do usuário informada de forma dinâmica pelo Manychat.
Veja como fazer isso em uma mensagem no Manychat
Veja que a identificação do usuário fica dentro dos parâmetros do usuário no Manychat e você pode usar como link:
Com isso, toda vez que você enviar o seu potencial cliente para o checkout Ticto, envie junto a URL da oferta o parâmetro ?manychatUserID=xxx, com isso será possível via integração, conforme segmentações feitas acima, enviar os dados da Ticto para o Manychat e assim fazer funis de recuperação de vendas, etc.
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Atualizado em: 01/11/2024
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