Artigos sobre: Sou produtor

Como integrar a Ticto com o Manychat?

A integração entre Ticto e Manychat tem como objetivo atualizar os dados dos leads dentro do Manychat com as informações coletadas durante o checkout na Ticto.


Em outras palavras, um lead que tenha interagido no checkout da Ticto, como ao gerar um boleto, terá seus dados pessoais enviados para o Manychat através dessa integração nativa. Isso permite que um funil seja criado dentro do Manychat com base nas informações coletadas.


Um exemplo de aplicação dessa integração é quando um prospecto se cadastra no Manychat através do direct do Instagram e recebe uma oferta de produto na Ticto. Se o cliente clica no link e preenche os dados no checkout, mas abandona a compra sem concluir, podemos atualizar os dados do contato no Manychat com as informações coletadas na Ticto. Com isso, é possível realizar ações, como enviar uma mensagem através do direct do Instagram, oferecendo um desconto para que o lead conclua a compra.


IMPORTANTE: A Meta (empresa responsável pelo Facebook, Instagram e Whatsapp) limita o envio de mensagens em uma janela de 24 horas após a interação do contato. Isso significa que fora da janela de 24 horas, o envio de mensagens é limitado e incorre em custos por envio.




Quais status de pagamento estão disponíveis nessa integração?


No momento está liberado os seguintes status de compra: boleto gerado, carrinho abandonado e cartão recusado.


Quais os requisitos mínimos para que funcione essa integração?


É necessário que você possua conta PRO no Manychat.



Vamos ao passo a passo para iniciar a integração entre Ticto e Manychat:


No Manychat


1. Acesse a sua conta e vá até o menu Configurações > Automações > Tags.


2. Crie uma nova tag baseada na segmentação que será feita posteriormente, por exemplo: BOLETO GERADO.


Agora, vamos iniciar a integração com a Ticto


3. Ainda dentro do Manychat, acesse o menu Configurações e, em seguida, Extensões > Interface de Programação de Aplicativos.


4. Copie a API Key.


5. Vá até a Ticto, no menu TicTools, depois acesse Outros > Manychat.


6. Clique em Nova integração.


Informações da integração


Para continuar a integração entre Ticto e Manychat, siga estes passos:


7. Selecione o produto da lista que você deseja segmentar.


8. Dê um nome para identificar a segmentação.


9. Cole a API Key do Manychat que você copiou no passo 2.


10. Clique em Salvar.


Com isso, a integração para este produto estará feita.


Agora, precisamos fazer a segmentação por status de pagamento. Antes de prosseguir, é importante testar se a integração foi feita corretamente.


Clique no menu com 3 pontos, depois no menu Testar conexão


Caso esteja corretamente configurado, irá aparecer uma mensagem de sucesso.


Criando as segmentações


1. Aperte no menu de 3 pontos, depois em Segmentações.


2. Clique em Adicionar uma nova segmentação ou + Cadastrar novo.



3. Dê um titulo pra segmentação, exemplo BOLETO.


4. Selecione a ação comprar.


5. Selecione a oferta que irá executar essa segmentação.



6. No menu Do tipo, você irá selecionar qual status de pagamento será válida essa segmentação, no nosso exemplo, Boleto emitido.


7. O tipo de ação selecionada será Adicionar contato e tag.


8. E pra finalizar selecione a tag criada no inicio, dentro do Manychat.



9. Aperte em Salvar.


Com isso a segmentação está criada dentro da Ticto.


Agora no menu segmentações, vamos testar a segmentação



Se estiver tudo certo, irá exibir uma mensagem de confirmação.


Para que a integração funcione, é necessário sempre que enviar um lead pro checkout da Ticto, enviar a identificação desse usuário junto ao link do checkout.


Veja como encontrar a identificação do usuário dentro do Manychat:


manychatUserID é a identificação única do usuário que esta selecioada


Como eu faço para enviar a identificação única do usuário para o checkout?


Basta seguir este exemplo: https://checkout.ticto.com.br/IDdaMinhaOferta?manychatUserID=xxxxxxx.


É necessário adicionar o parâmetro manychatUserID=xxxxx onde XXXX é a identificação do usuário informada de forma dinâmica pelo Manychat.


Veja como fazer isso em uma mensagem no Manychat



Veja que a identificação do usuário fica dentro dos parâmetros do usuário no Manychat e você pode usar como link:


Abaixo de gênero


Com isso, toda vez que você enviar o seu potencial cliente para o checkout Ticto, envie junto a URL da oferta o parâmetro ?manychatUserID=xxx, com isso será possível via integração, conforme segmentações feitas acima, enviar os dados da Ticto para o Manychat e assim fazer funis de recuperação de vendas, etc.



Toda nova integração deve ser desbloqueada exclusivamente através de um chamado. Clique aqui e confira as instruções detalhadas sobre como solicitar o desbloqueio.


Leia mais:




Atualizado em: 01/11/2024

Este artigo foi útil?

Compartilhe seu feedback

Cancelar

Obrigado!