O que é Webhook e como utilizar?
Os webhooks permitem enviar informações de um aplicativo para outro, condicionadas a eventos, mesmo que a Ticto não tenha uma integração nativa com o seu aplicativo. É uma forma de um aplicativo "conversar" com o outro. Resumindo, você pode usar webhooks para notificar a sua estrutura sempre que um evento acontecer em seus produtos.
Por exemplo, se você quer que a cada compra aprovada na Ticto, seja adicionada uma linha na sua planilha do Google Sheets, é possível fazer isso com um webhook + programação.
Veja o passo a passo para acessar:
1. No menu lateral, clique em TICTOOLS.
2. Clique em WEBHOOK.
3. Clique em +ADICIONAR para iniciar o cadastro.
4. Defina qual será o formato de envio, ENVIAR ORDERBUMP JUNTO COM A OFERTA PRINCIPAL ou ENVIAR ORDERBUMP SEPARADAMENTE.
5. Selecione qual será o PRODUTO para integração.
6. No campo URL, cole a URL que é disponibilizada dentro da integração.
7. Selecione uma VERSÃO.
8. Selecione quais serão os **EVENTOS **que será enviado para a integração.
Opções de Eventos e seus significados
- Abandono de Carrrinho: usuário preenche o checkout, mas abandona/fecha sem concluir a compra (o tempo de envio do abandono de carrinho é de 1s);
- Boleto Impresso : Boleto emitido;
- Chargback : Utilizado quando o consumidor abre uma disputa e vence;
- Pix Gerado: Pix gerado;
- Reembolso: Venda autorizada e que foi reembolsada;
- Tempo de Teste: Trial - oferta grátis;
- [Assinatura] - Encerrada (Todas as Cobranças Finalizadas): Boleto parcelado quando o usuário finaliza o pgto de todos os boletos e/ou parcelamento inteligente;
- [Assinatura] - Extendida: Extensão de assinatura;
- [Assinatura] - Atrasada: Assinatura cobrada no dia porém não paga, ficando atrasada;
- [Assinatura] - Período de Testes Encerrado: Acabou o período de trial e precisa cobrar do cliente;
- [Afiliação] - Criada: Quando o produtor cadastrar um usuário como afiliado manualmente;
- [Afiliação] - Solicitada: Quando o usuário solicitar o pedido de afiliação do produto (caso o produto esteja configurado como aprovação manual e não automática);
- [Afiliação] Aprovada: Quando o usuário realizar a afiliação ao produto e o produtor aceitar o pedido e/ou for afiliação automática;
- Venda Realizada: Venda com status autorizado;
- Boleto Atrasado: Boleto que não foi pago na data;
- Encerrado: Boleto encerrado;
- Pix Expirado: Quando o pix não é pago dentro do período de validade;
- Venda Recusada: Venda com status recusado;
- Aguardando Pagamento: Pagamento pendente pix/boleto;
- [Assinatura] - Cartão atualizado: Usuário atualizou o cartão da cobrança de sua assinatura no painel de gerenciamento de assinaturas;
- [Assinatura] - Cancelada: Assinatura cancelada;
- [Assinatura] - Período de Testes Iniciado: Assinatura com período de testes iniciado;
- [Assinatura] - Retomada: assinatura que estava cancelada e foi retomada;
- [Assinatura] - Aprovada: assinatura aprovada.
Como reenviar o Webhook de uma venda específica:
Para verificar os envios do Webhook e retornos do servidor:
1. Acesse o relatório Minhas Vendas
2. Clique em Detalhes **> **Postbacks Enviados
Caso deseja enviar novamente um Webhook que deu Failed, basta clicar em Reenviar:
3. Se deseja verificar o retorno do servidor após o envio, clique em Detalhes:
Nessa tela é possível verificar o Payload de Envio, o Token e também a Resposta do servidor:
Leia mais:
Atualizado em: 04/09/2024
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