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O que é Webhook e como utilizar?

Os webhooks permitem enviar informações de um aplicativo para outro, condicionadas a eventos, mesmo que a Ticto não tenha uma integração nativa com o seu aplicativo. É uma forma de um aplicativo "conversar" com o outro. Resumindo, você pode usar webhooks para notificar a sua estrutura sempre que um evento acontecer em seus produtos.


Por exemplo, se você quer que a cada compra aprovada na Ticto, seja adicionada uma linha na sua planilha do Google Sheets, é possível fazer isso com um webhook + programação.



Veja o passo a passo para acessar:


1. No menu lateral, clique em TICTOOLS.


2. Clique em WEBHOOK.



3. Clique em +ADICIONAR para iniciar o cadastro.


4. Defina qual será o formato de envio, ENVIAR ORDERBUMP JUNTO COM A OFERTA PRINCIPAL ou ENVIAR ORDERBUMP SEPARADAMENTE.


5. Selecione qual será o PRODUTO para integração.


6. No campo URL, cole a URL que é disponibilizada dentro da integração.


7. Selecione uma VERSÃO.


8. Selecione quais serão os **EVENTOS **que será enviado para a integração.


Opções de Eventos e seus significados


  • Abandono de Carrrinho: usuário preenche o checkout, mas abandona/fecha sem concluir a compra (o tempo de envio do abandono de carrinho é de 1s);
  • Boleto Impresso : Boleto emitido;
  • Chargback : Utilizado quando o consumidor abre uma disputa e vence;
  • Pix Gerado: Pix gerado;
  • Reembolso: Venda autorizada e que foi reembolsada;
  • Tempo de Teste: Trial - oferta grátis;
  • [Assinatura] - Encerrada (Todas as Cobranças Finalizadas): Boleto parcelado quando o usuário finaliza o pgto de todos os boletos e/ou parcelamento inteligente;
  • [Assinatura] - Extendida: Extensão de assinatura;
  • [Assinatura] - Atrasada: Assinatura cobrada no dia porém não paga, ficando atrasada;
  • [Assinatura] - Período de Testes Encerrado: Acabou o período de trial e precisa cobrar do cliente;
  • [Afiliação] - Criada: Quando o produtor cadastrar um usuário como afiliado manualmente;
  • [Afiliação] - Solicitada: Quando o usuário solicitar o pedido de afiliação do produto (caso o produto esteja configurado como aprovação manual e não automática);
  • [Afiliação] Aprovada: Quando o usuário realizar a afiliação ao produto e o produtor aceitar o pedido e/ou for afiliação automática;
  • Venda Realizada: Venda com status autorizado;
  • Boleto Atrasado: Boleto que não foi pago na data;
  • Encerrado: Boleto encerrado;
  • Pix Expirado: Quando o pix não é pago dentro do período de validade;
  • Venda Recusada: Venda com status recusado;
  • Aguardando Pagamento: Pagamento pendente pix/boleto;
  • [Assinatura] - Cartão atualizado: Usuário atualizou o cartão da cobrança de sua assinatura no painel de gerenciamento de assinaturas;
  • [Assinatura] - Cancelada: Assinatura cancelada;
  • [Assinatura] - Período de Testes Iniciado: Assinatura com período de testes iniciado;
  • [Assinatura] - Retomada: assinatura que estava cancelada e foi retomada;
  • [Assinatura] - Aprovada: assinatura aprovada.


A configuração externa é de responsabilidade do produtor.


Como reenviar o Webhook de uma venda específica:


Todos os Webhooks cadastrados para o produto, serão enviados novamente para aquela venda em específico.



Para verificar os envios do Webhook e retornos do servidor:

1. Acesse o relatório Minhas Vendas


2. Clique em Detalhes **> **Postbacks Enviados




Caso deseja enviar novamente um Webhook que deu Failed, basta clicar em Reenviar:



Aquele Webhook em específico será feito uma nova tentativa de envio.


3. Se deseja verificar o retorno do servidor após o envio, clique em Detalhes:

Nessa tela é possível verificar o Payload de Envio, o Token e também a Resposta do servidor:



Leia mais:





Atualizado em: 04/09/2024

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