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Quando a Ticto pode reembolsar minha venda?

Este artigo foi elaborado especificamente para os VENDEDORES da plataforma Ticto. Se você é um comprador e deseja solicitar um reembolso, clique aqui.

Entendemos que cancelar/reembolsar uma venda, ou lidar com um chargeback, pode ser frustrante. Infelizmente, isso é algo normal ao vender na internet.

Recomendamos que você precifique seu produto considerando que uma porcentagem das suas vendas será reembolsada por desistências (3 à 10%), e uma porcentagem ainda menor sofrerá chargebacks ou alertas de fraude (0.2 à 1%).

Em que situações a Ticto pode fazer um reembolso da minha venda?



Sempre que o reembolso for solicitado dentro do período de 7 dias após a compra;

Quando há um alerta de potencial chargeback;

Em suspeitas de fraude;

Quando o produto é proibido e consta com o status de 'Reprovado'.

Entenda mais sobre cada uma das situações:

Reembolso solicitado pelo comprador dentro do período de 7 dias



O Código de Defesa do Consumidor do Brasil estipula que os compradores têm 7 dias para desistir de uma compra e solicitar o reembolso.

Para solicitar o reembolso, o cliente pode entrar em contato diretamente com o produtor do conteúdo através do contato fornecido no e-mail de confirmação da compra.

O comprador também pode solicitar o reembolso diretamente à Ticto, utilizando nosso formulário de reembolso.

A equipe da Ticto processará o reembolso em até 3 dias úteis após a solicitação. A comunicação dessa solicitação será feita através do número de contato cadastrado na conta do produtor.

Caso o aluno faça a solicitação ao produtor mas não tenha recebido retorno, poderá fazer a solicitação diretamente ao suporte da Ticto (pelo formulário do link acima), desde que esteja dentro do prazo de 7 dias.
Caso esse prazo já tenha expirado, mas o comprador consiga comprovar as tentativas de contato com o produtor dentro do período de desistência, deve entrar em contato com a Central de Atendimento a fim de uma análise mais detalhada da situação.

Quando há um alerta de potencial chargeback:



Um chargeback ocorre quando um cliente contata o banco e afirma não reconhecer uma compra no cartão de crédito.

Isso é diferente de um reembolso, pois o chargeback é iniciado pelo banco, funcionando como um "reembolso forçado".

Existe um limite de 1.5% de chargebacks, que, se ultrapassado, pode resultar em multas e até no descredenciamento das operadoras de cartão de crédito. Portanto, é muito melhor processar um reembolso do que enfrentar um chargeback.

Para evitar chargebacks, alguns bancos e bandeiras de cartão possuem um sistema de alerta de chargeback. Nesse caso, a Ticto recebe um alerta indicando que uma venda tem mais de 99% de chance de virar um chargeback e, portanto, deve ser reembolsada para evitar um aumento na taxa de chargeback.

Quando recebemos esse alerta, processamos automaticamente o reembolso da venda, pois é praticamente garantido que ela se tornará um chargeback.

Suspeita de fraude:



Às vezes, seu produto digital pode ser alvo de fraudes, resultando em chargebacks de 2 a 4 semanas após a venda.

Geralmente, os fraudadores compram seu produto digital com um cartão de crédito clonado para depois pirateá-lo e vendê-lo na internet. Portanto, é do seu interesse evitar esses fraudadores.

Se nosso sistema detectar que uma ou mais vendas têm alta probabilidade de serem fraudulentas (mais de 95% de risco), realizamos o cancelamento e o reembolso automático.

Por exemplo, não é normal um comprador usar 10 cartões de crédito diferentes para tentar comprar seu produto ou tentar fazer várias compras repetidas. Nesses casos, as vendas serão canceladas e reembolsadas.

Contéudo proibido:



Reservamo-nos o direito de reembolsar as vendas de conteúdo proibido, conforme nossos termos de uso.

Por exemplo, se você vender conteúdo pirateado, material pornográfico ou qualquer item ilegal, suas vendas serão reembolsadas e sua conta será bloqueada.


Leia mais:



Termos de Uso

Política de Produtos Proibidos

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Atualizado em: 24/06/2024

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