Como integrar a Ticto com o Manychat?
A integração entre Ticto e Manychat tem como objetivo atualizar os dados dos leads dentro do Manychat com as informações coletadas durante o checkout na Ticto.
Em outras palavras, um lead que tenha interagido no checkout da Ticto, como ao gerar um boleto, terá seus dados pessoais enviados para o Manychat através dessa integração nativa. Isso permite que um funil seja criado dentro do Manychat com base nas informações coletadas.
Um exemplo de aplicação dessa integração é quando um prospecto se cadastra no Manychat através do direct do Instagram e recebe uma oferta de produto na Ticto. Se o cliente clica no link e preenche os dados no checkout, mas abandona a compra sem concluir, podemos atualizar os dados do contato no Manychat com as informações coletadas na Ticto. Com isso, é possível realizar ações, como enviar uma mensagem através do direct do Instagram, oferecendo um desconto para que o lead conclua a compra.
IMPORTANTE: A Meta (empresa responsável pelo Facebook, Instagram e Whatsapp) limita o envio de mensagens em uma janela de 24 horas após a interação do contato. Isso significa que fora da janela de 24 horas, o envio de mensagens é limitado e incorre em custos por envio.
No momento está liberado os seguintes status de compra: boleto gerado, carrinho abandonado e cartão recusado.
É necessário que você possua conta PRO no Manychat.
Vamos ao passo a passo para iniciar a integração entre Ticto e Manychat:
1. Acesse a sua conta e vá até o menu Configurações > Automações > Tags.
2. Crie uma nova tag baseada na segmentação que será feita posteriormente, por exemplo: BOLETO GERADO.
3. Ainda dentro do Manychat, acesse o menu Configurações e, em seguida, Extensões > Interface de Programação de Aplicativos.
4. Copie a API Key.
5. Vá até a Ticto, no menu TicTools, depois acesse Outros > Manychat.
6. Clique em Nova integração.
7. Selecione o produto da lista que você deseja segmentar.
8. Dê um nome para identificar a segmentação.
9. Cole a API Key do Manychat que você copiou no passo 2.
10. Clique em Salvar.
Com isso, a integração para este produto estará feita.
Agora, precisamos fazer a segmentação por status de pagamento. Antes de prosseguir, é importante testar se a integração foi feita corretamente.
Caso esteja corretamente configurado, irá aparecer uma mensagem de sucesso.
1. Aperte no menu de 3 pontos, depois em Segmentações.
2. Clique em Adicionar uma nova segmentação ou + Cadastrar novo.
3. Dê um titulo pra segmentação, exemplo BOLETO.
4. Selecione a ação comprar.
5. Selecione a oferta que irá executar essa segmentação.
6. No menu Do tipo, você irá selecionar qual status de pagamento será válida essa segmentação, no nosso exemplo, Boleto emitido.
7. O tipo de ação selecionada será Adicionar contato e tag.
8. E pra finalizar selecione a tag criada no inicio, dentro do Manychat.
9. Aperte em Salvar.
Com isso a segmentação está criada dentro da Ticto.
Se estiver tudo certo, irá exibir uma mensagem de confirmação.
Para que a integração funcione, é necessário sempre que enviar um lead pro checkout da Ticto, enviar a identificação desse usuário junto ao link do checkout.
Veja como encontrar a identificação do usuário dentro do Manychat:
Basta seguir este exemplo: https://checkout.ticto.com.br/IDdaMinhaOferta?manychatUserID=xxxxxxx.
É necessário adicionar o parâmetro manychatUserID=xxxxx onde XXXX é a identificação do usuário informada de forma dinâmica pelo Manychat.
Veja que a identificação do usuário fica dentro dos parâmetros do usuário no Manychat e você pode usar como link:
Com isso, toda vez que você enviar o seu potencial cliente para o checkout Ticto, envie junto a URL da oferta o parâmetro ?manychatUserID=xxx, com isso será possível via integração, conforme segmentações feitas acima, enviar os dados da Ticto para o Manychat e assim fazer funis de recuperação de vendas, etc.
Toda nova integração deve ser desbloqueada exclusivamente através de um chamado. Clique aqui e confira as instruções detalhadas sobre como solicitar o desbloqueio.
O que é Webhook e como utilizar?
Como configurar o novo pixel do Facebook na Ticto utilizando a API de conversão
Como integrar área de membros externa na Ticto?
Em outras palavras, um lead que tenha interagido no checkout da Ticto, como ao gerar um boleto, terá seus dados pessoais enviados para o Manychat através dessa integração nativa. Isso permite que um funil seja criado dentro do Manychat com base nas informações coletadas.
Um exemplo de aplicação dessa integração é quando um prospecto se cadastra no Manychat através do direct do Instagram e recebe uma oferta de produto na Ticto. Se o cliente clica no link e preenche os dados no checkout, mas abandona a compra sem concluir, podemos atualizar os dados do contato no Manychat com as informações coletadas na Ticto. Com isso, é possível realizar ações, como enviar uma mensagem através do direct do Instagram, oferecendo um desconto para que o lead conclua a compra.
IMPORTANTE: A Meta (empresa responsável pelo Facebook, Instagram e Whatsapp) limita o envio de mensagens em uma janela de 24 horas após a interação do contato. Isso significa que fora da janela de 24 horas, o envio de mensagens é limitado e incorre em custos por envio.
Quais status de pagamento estão disponíveis nessa integração?
No momento está liberado os seguintes status de compra: boleto gerado, carrinho abandonado e cartão recusado.
Quais os requisitos mínimos para que funcione essa integração?
É necessário que você possua conta PRO no Manychat.
Vamos ao passo a passo para iniciar a integração entre Ticto e Manychat:
No Manychat
1. Acesse a sua conta e vá até o menu Configurações > Automações > Tags.
2. Crie uma nova tag baseada na segmentação que será feita posteriormente, por exemplo: BOLETO GERADO.
Agora, vamos iniciar a integração com a Ticto
3. Ainda dentro do Manychat, acesse o menu Configurações e, em seguida, Extensões > Interface de Programação de Aplicativos.
4. Copie a API Key.
5. Vá até a Ticto, no menu TicTools, depois acesse Outros > Manychat.
6. Clique em Nova integração.
Para continuar a integração entre Ticto e Manychat, siga estes passos:
7. Selecione o produto da lista que você deseja segmentar.
8. Dê um nome para identificar a segmentação.
9. Cole a API Key do Manychat que você copiou no passo 2.
10. Clique em Salvar.
Com isso, a integração para este produto estará feita.
Agora, precisamos fazer a segmentação por status de pagamento. Antes de prosseguir, é importante testar se a integração foi feita corretamente.
Caso esteja corretamente configurado, irá aparecer uma mensagem de sucesso.
Criando as segmentações
1. Aperte no menu de 3 pontos, depois em Segmentações.
2. Clique em Adicionar uma nova segmentação ou + Cadastrar novo.
3. Dê um titulo pra segmentação, exemplo BOLETO.
4. Selecione a ação comprar.
5. Selecione a oferta que irá executar essa segmentação.
6. No menu Do tipo, você irá selecionar qual status de pagamento será válida essa segmentação, no nosso exemplo, Boleto emitido.
7. O tipo de ação selecionada será Adicionar contato e tag.
8. E pra finalizar selecione a tag criada no inicio, dentro do Manychat.
9. Aperte em Salvar.
Com isso a segmentação está criada dentro da Ticto.
Agora no menu segmentações, vamos testar a segmentação
Se estiver tudo certo, irá exibir uma mensagem de confirmação.
Para que a integração funcione, é necessário sempre que enviar um lead pro checkout da Ticto, enviar a identificação desse usuário junto ao link do checkout.
Veja como encontrar a identificação do usuário dentro do Manychat:
Como eu faço para enviar a identificação única do usuário para o checkout?
Basta seguir este exemplo: https://checkout.ticto.com.br/IDdaMinhaOferta?manychatUserID=xxxxxxx.
É necessário adicionar o parâmetro manychatUserID=xxxxx onde XXXX é a identificação do usuário informada de forma dinâmica pelo Manychat.
Veja como fazer isso em uma mensagem no Manychat
Veja que a identificação do usuário fica dentro dos parâmetros do usuário no Manychat e você pode usar como link:
Com isso, toda vez que você enviar o seu potencial cliente para o checkout Ticto, envie junto a URL da oferta o parâmetro ?manychatUserID=xxx, com isso será possível via integração, conforme segmentações feitas acima, enviar os dados da Ticto para o Manychat e assim fazer funis de recuperação de vendas, etc.
Toda nova integração deve ser desbloqueada exclusivamente através de um chamado. Clique aqui e confira as instruções detalhadas sobre como solicitar o desbloqueio.
Leia mais:
O que é Webhook e como utilizar?
Como configurar o novo pixel do Facebook na Ticto utilizando a API de conversão
Como integrar área de membros externa na Ticto?
Atualizado em: 01/11/2024
Obrigado!