Como emitir relatórios de vendas?

Os relatórios de vendas auxiliam o produtor, ou até mesmo os afiliados, na tomada de decisões, podendo, inclusive, alterar estratégias em relação ao produto e suas configurações.

1 – Para ter acesso a essa funcionalidade, acesse o menu, vá em RELATÓRIOS e na sequência em RELATÓRIO ANÁLITICO DE VENDAS.

2 – Selecione o produto.

3 – Na Dashboard, é possível visualizar:

- VENDAS: quantidade de vendas realizadas dentro de um período. Cada compra finalizada por um usuário independentemente se ele comprou um ou mais produtos no mesmo checkout, equivale a uma venda.

- ITENS VENDIDOS: quantidade de itens vendidos dentro de um período. Dentro de uma venda podem ter mais de um item vendido.

- VALOR EM COMISSÕES: valor final de comissão já com os descontos de taxa da plataforma e comissão de coprodutores e afiliados, se for o caso.

4 – Em FILTROS, no canto superior direito, o produtor pode filtrar o relatório de vendas através do status de pagamento, de produtos e ofertas específicas e dentro de um período determinado.

5 – Assim que as informações forem filtradas, o relatório mostrará:

- PRODUTO: nome do produto comprado.

- PEDIDO: número do pedido gerado no ato da compra.

- COMPRADOR: nome do comprador informado no checkout.

- AFILIADO(S): se a compra foi direta ou feita através de afiliados.

- FORMA DE PAGAMENTO: se a compra foi feita por PIX, boleto ou cartão de crédito.

- COMISSÃO: valor da comissão a ser repassada ao produtor sobre essa venda.

- DATA DO PEDIDO: data em que a compra foi realizada pelo cliente.

- APROVAÇÃO: data em que o pagamento foi aprovado.

- STATUS: status da compra.

6 – Em AÇÕES, o produtor tem acesso a uma série de funcionalidades:

- DETALHES: o produtor consegue visualizar todas as informações da compra, como transação, a oferta utilizada, os dados de pagamento e as tarifas e comissões.

- POSTBACKS ENVIADOSsão os registros enviados ao aluno, como e-mails de compra aprovada, e-mail de acesso, reenvio de acesso, etc., ou seja, é a resposta a uma ação esperada.

- REENVIAR POSTBACKpossibilita o reenvio de alguma informação ao aluno, como por exemplo, o e-mail de acesso a área de membros externa.

- ATRIBUIR COMISSÃO: é possível atribuir comissão aos afiliados.

- REEMBOLSAR: isso significa que se o cliente pedir reembolso dentro do prazo estipulado, o produtor consegue reembolsar pela própria plataforma, através deste botão.

Na sequência, em caso de compras com cartão de crédito, o cliente receberá uma notificação por e-mail para confirmar os dados bancários, para que o processo seja concluído. Já para compras em pix e boleto, ao clicar em reembolsar, será gerado um link de confirmação de dados bancários que deverá ser encaminho ao cliente pelo produtor.

Importante: caso o reembolso esteja fora do prazo, esta funcionalidade não estará disponível.

O cliente deve solicitar o reembolso diretamente para o produtor, através de seus contatos de suporte. 

- CANCELAR RECORRÊNCIA: é possível cancelar a recorrência (serviço de assinatura).  

O produtor pode cancelar a recorrência a qualquer momento, porém, se a renovação da assinatura já foi cobrada, o prazo de reembolso fica valendo somente para a primeira cobrança.

A partir da segunda cobrança, o produtor só pode cancelar para que o aluno não continue sendo cobrado.