Gerenciando o seu portal de cursos

Além das configurações já apresentadas em outros tutoriais, a Ticto também disponibiliza para os produtores, uma série de outras funcionalidades que possibilitam, por exemplo, integrações com outros serviços, o acompanhamento do progresso do aluno através de métricas e relatórios diversos.

Abaixo veremos algumas dessas funcionalidades que estão disponíveis na nossa área de membros (Portal de Cursos):

INTEGRAÇÕES

É possível integrar sua área de membros com algumas ferramentas externas. Para isso:

1 – Faça login em sua conta e no menu lateral clique em ÁREA DE MEMBROS.

2 – Clique em GERENCIAR no portal de cursos.

3 – Na aba lateral, clique em INTEGRAÇÕES e selecione a opção desejada. São elas:

- Freshdesk, necessário informar o Código Secreto Compartilhado e o Domínio;

- Google Analytics, necessário informar o ID de acompanhamento;

E por fim, o Facebook, onde é necessário informar o pixel de rastreamento.

ACESSO

Em relação ao subdomínio, você pode utilizar o fornecido pela Ticto, que segue o padrão ticto.members.ticto.com.br, ou você pode alterar o acesso que os usuários receberão para a área de membros. Para isso:

1 – Faça login em sua conta e no menu lateral clique em ÁREA DE MEMBROS.

2 – Clique em GERENCIAR no portal de cursos.

3 – Na aba lateral, clique em ACESSO.

4 – Selecione USAR UM DOMÍNIO PRÓPRIO e clique em ALTERAR.

5 – Na sequência, siga os passos descritos, para que o usuário consiga acessar corretamente a área de membros com esse novo domínio.

Lembrando que será através desse subdomínio que os alunos terão acesso à área de membros. Ou seja, assim que o produto ou serviço for comprado, o aluno receberá um e-mail com esse subdomínio. Ele deve clicar no link e, primeiramente, cadastrar um usuário e senha. Após esse processo, ele já conseguirá acessar os conteúdos disponíveis dentro do portal.

Também é importante reiterar que o nome dado ao seu Portal de Cursos é o que aparecerá para o aluno.

AVISOS

É possível criar avisos dentro da área de membros para que o usuário receba notificações importantes.

1 – Faça login em sua conta e no menu lateral clique em ÁREA DE MEMBROS.

2 – Clique em GERENCIAR no portal de cursos.

3 – Na aba lateral, clique em AVISOS e em ADICIONAR.

4 – Redija a mensagem que será apresentada ao usuário e clique em ENVIAR.

5 – Para que a mensagem comece a ser exibida, clique em HABILITAR.

EQUIPE

Em equipe, você pode incluir seus colaboradores na área de membros para que eles possam te ajudar a gerenciar usuários, portais e conteúdos.

1 – Faça login em sua conta e no menu lateral clique em ÁREA DE MEMBROS.

2 – Clique em GERENCIAR no portal de cursos.

3 – Na aba lateral, clique em EQUIPES e na sequência em ADICIONAR.

4 – Nesta página você deve informar o nome e o e-mail do membro da equipe que será adicionado, assim como informar a sua função:

- ATENDENTE: tem acesso as funcionalidades de relatórios e comentários.

ADMINISTRADOR: tem acesso a todas as funcionalidades da área de membros: conteúdo, configurações, integrações, acesso, avisos, equipe, relatórios, comentários, usuários e progresso.

SUPERVISOR: tem acesso as funcionalidades de equipe, relatórios, comentários, usuários e progresso. 

5 – Clicando em ENVIAR, a pessoa cadastrada receberá um e-mail para ativar o acesso. Com isso, ela deverá clicar em CONFIRMAR, para ser redirecionada a à área de membros, para cadastrar uma senha e, posteriormente, ter acesso as funcionalidades.

Depois de cadastrado, o produtor consegue reenviar o acesso a esse membro de equipe, assim como editar seu cadastro e visualizar o histórico de atendimentos.

RELATÓRIOS

Aqui você consegue ter acesso à alguns relatórios sobre o desempenho dos alunos nas aulas e avaliações dos seus conteúdos.

1 – Faça login em sua conta e no menu lateral clique em ÁREA DE MEMBROS.

2 – Clique em GERENCIAR no portal de cursos.

3 – Na aba lateral, clique em RELATÓRIOS e selecione uma das opções:

- ATENDIMENTOS POR MÊS, no qual é possível visualizar as chamadas e respostas realizadas dentro do mês;

- AVALIAÇÕES POR ATENDIMENTO, no qual é possível visualizar as avaliações dos atendentes feitas pelos alunos;

- AVALIAÇÕES DE AULAS, onde você pode acompanhar as avaliações feitas sobre o conteúdo das aulas. O aluno pode avaliar com até 5 estrelas;

- RELATÓRIO GERAL, onde é possível visualizar o nome e e-mail do aluno, o produto e a data da compra, e o primeiro e último acesso ao portal.

COMENTÁRIOS

Na seção COMENTÁRIOS, é possível visualizar todos os comentários que foram feitos dentro da área de membros.

1 – Faça login em sua conta e no menu lateral clique em ÁREA DE MEMBROS.

2 – Clique em GERENCIAR no portal de cursos.

3 – Na aba lateral, clique em COMENTÁRIOS.

Nesta página, você pode filtrar os comentários através dos status EM REVISÃO, APROVADOS, REPROVADOS e MARCADOS COMO SPAM.

4 – Já em CONFIGURAÇÕES, é possível moderar os comentários e deixá-los com aprovação automática ou manual.

Para desabilitar a opção de comentários para os alunos, deve-se ir em CONTEÚDO > MÓDULO > AULA > HABILITAR OU DESABILITAR COMENTÁRIOS. Veja o passo a passo aqui.

USUÁRIOS

Em USUÁRIOS é possível visualizar todas as pessoas que têm ou tiveram acesso à área de membros, sendo possível ordená-los do mais antigo ao mais recente e procurá-los pelo nome ou e-mail através de um campo de busca.

1 – Faça login em sua conta e no menu lateral clique em ÁREA DE MEMBROS.

2 – Clique em GERENCIAR no portal de cursos.

3 – Na aba lateral, clique em USUÁRIOS.

4 – Ao localizar o Usuário, você pode:

- Visualizar os produtos que ele tem acesso;

- Excluir o usuário;

- Reenviar link da área de membros;

- Acompanhar as estatísticas de acesso ao conteúdo e as aulas visualizadas e concluídas.

5 – Já na ENGRENAGEM, o produtor pode incluir e excluir quais produtos o cliente vai ter acesso e ver a data de expiração desse acesso; reenviar o e-mail de acesso e alterar a senha do aluno.

E-MAIL CADASTRADO COM ERRO DE DIGITAÇÃO

É comum um cliente desatento efetuar a compra de um produto com um e-mail inexistente, digitando alguma palavra errada, como por exemplo “gemail” ou invés de “gmail”. Por mais que a Ticto ofereça sugestões de digitação no ato da compra, isso pode ocorrer.

Obviamente, não interrompemos o momento da compra, porém, ao digitar um e-mail incorreto o cliente fica sem receber seu acesso ao portal de cursos.

Por conta disso, desenvolvemos um filtro para identificar e-mails com FALHA, ou seja, e-mails em que nosso servidor não conseguiu entregar a senha de acesso.

Para visualizar essa ferramenta:

1 – Faça login em sua conta e no menu lateral clique em ÁREA DE MEMBROS.

2 – Clique em GERENCIAR no portal de cursos em questão.

3 – Na aba lateral, clique em USUÁRIOS.

4 – Habilite a ferramenta "E-MAIL COM FALHA", conforme imagem abaixo, para que o sistema te mostra todos os e-mails digitados incorretamente.

Encontrei alguns, e agora?

Agora você deve copiar este e-mail e alterar no relatório de vendas.

1 – Retorne ao painel e vá até os RELATÓRIOS DE VENDA.

2 – Filtre e localize a compra desse cliente por e-mail (atente-se a data de compra no filtro).

3 – Ao encontrar a transação, clique em AÇÕES para obter os DETALHES da compra.

4 – Dentro da aba "Dados do cliente", localize a linha “e-mail de compra” e clique em ALTERAR E-MAIL.

5 – Basta corrigir o e-mail e clicar em ENVIAR.

PROGRESSO

Nesta seção é possível acompanhar a evolução dos alunos, ou seja, ver o percentual de aulas assistidas.

1 – Faça login em sua conta e no menu lateral clique em ÁREA DE MEMBROS.

2 – Clique em GERENCIAR no portal de cursos.

3– Na aba lateral, clique em PROGRESSO.